Musculação X Hipertensão

Musculação X Hipertensão

coracao_menor.jpg

A prática esportiva dos exercícios com pesos, conhecida como musculação não eram vistos no passado como benéficos para a saúde e aptidão física. Durante muitos anos foi considerado de pouca importância para a cardiologia. Mas tal visão não tinha embasamento científico, sendo que com acúmulo de evidências científicas, tais críticas deixaram de ocorrer.Com o passar do tempo, diversos estudos permitiram esclarecer muitos aspectos relevantes sobre os exercícios de força. Trabalhos epidemiológicos determinaram que qualquer tipo de atividade física pode diminuir a incidência de obesidade, hipertensão, colesterol elevado, diabetes, todas as conseqüências da aterosclerose como o infarto cardíaco, acidente vascular cerebral e gangrenas, além da osteoporose, sintomas reumáticos, ansiedade e depressão. Esses dados aumentaram o interesse pelos exercícios com pesos.

O aumento de força permite realizar as atividades do trabalho e da vida diária com menos esforço, diminuindo assim as alterações de freqüência cardíaca e de pressão arterial durante as atividades. Todos esses efeitos, determinados em estudos com pessoas idosas, chamaram a atenção para sua aplicação em reabilitação cardíaca, não com o objetivo de fortalecer o coração, mas de protegê-lo nos esforços da vida diária. Uma surpresa esperava os pesquisadores que estudaram os efeitos dos exercícios resistidos em cardiopatas coronarianos: não apenas se conseguiam os efeitos desejados, mas as complicações eram muito menos freqüentes. Verificou-se que os exercícios resistidos com cargas pesadas mas sem chegar na falência muscular são realizados com baixa freqüência cardíaca, e isto por si já é um fator de segurança. Mas,lembre-se, procure um profissional de Educação Física especializado para realizar esse programa de treinamento.

5 respostas a Musculação X Hipertensão

  1. gilberto alves diz:

    olá, tenho hipertensão, que varia de 12×8 e 15x 08, ouvi um comentario um vez de um cardiologista que quem é hipertenso nao pode praticar musculação. isso é verdade? grato!!

    • Tiago Valente diz:

      Grande Gilberto,
      Boa noite!
      Em primeiro lugar, porque essa sua pressão varia tanto???
      mas enfim, o comentário do cardiologista não está errado mais também não está tão certo, deixe eu explicar melhor:
      Quando fazemos um exercício de força como por exemplo a musculação, ocorre uma vaso-constrição ou seja, os pequenos vasos presentes no nosso corpo são comprimidos pelos músculos.
      através dessa vaso-constrição a sua pressão pode elevar, mas… como falei antes essa teoria não é totalmente válida, pois essa vaso-constrição só ocorre quando fazemos exercício de força, mas se fizermos um trabalho de resistência com a musculação a pressão não será elevada, por tanto, se você faz os exercícios com cargas baixas e altas repetições esse exercício é considerado de resistência.
      é por isso q o mais recomendado para hipertensos são os exercícios aeróbios, mas lembres-se você também pode fazer a musculação, desde que seja com baixa carga e altas repetições.
      qualquer outra duvida que ocorra, pode continuar postando no blog ou mandando um email para:
      tiago.valente@yahoo.com
      espero ter respondido a sua pergunta.

    • José de OLiveira diz:

      Eu condeno a musculação para os hipertensos, bem como toda atividade física isometrica, pois acarreta uma vasoconstrição nas arteríolas, que com certeza poderá aumentar a pressão do sangue nas paredes destes vasos, consequentemente, aumentar a PA.Faça exercícios aeróbios: natação, bicicleta estacionária,caminhada ou trote leve. Todos com determinação. Se possível, todos os dias. Sempre com orientação de um médico cardiologista, fisioterapeuta, educador físico ou fifiologista e ou…………….
      Trabalhe dentro de 55 à 70% de sua FCM. Juca Bala, Educador Físico e Fisioterapeuta.

      • Tiago Valente diz:

        Juca você não está errado, mas, hoje exitem pesquisas que comprovam a eficiência de um trabalho feito na musculação em beneficio à diminuição da P.A,.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: